Reflexão
Pela cultura da Saúde Mental, cidade ganha o Janeiro Branco
Atividades programadas para sexta-feira no Largo Edmar Fetter pretendem alertar a população à importância da qualidade de vida
Infocenter -
Na próxima sexta-feira, das 9h às 17h, no largo Edmar Fetter, ocorrerá evento comemorativo da campanha Janeiro Branco, mês da prevenção em saúde mental e emocional, com o tema Quem cuida da mente, cuida da vida. Apresentações musicais dos grupos dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade e ações de conscientização farão parte da programação. Também será realizado um aulão de Zumba durante o dia.
O objetivo do Janeiro Branco é evidenciar a saúde mental e emocional como central para a qualidade de vida do ser humano, criando uma cultura de valorização do tema no Brasil. A campanha de conscientização foi idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, onde ocorreu a primeira edição do Janeiro Branco, hoje em dia presente em diversas cidades do país.
A escolha do primeiro mês do ano para tratar desse assunto tem a ver com as reflexões geradas pela passagem do Ano-novo, período marcado por retrospectivas, balanços e planejamentos, momento propício para tratar dos assuntos relacionados à saúde da mente. O branco representa o espaço a ser preenchido com novas atitudes em relação à vida, bem como a paz.
O Janeiro Branco em Pelotas está sendo organizado pela Secretaria de Saúde (SMS), sob a supervisão da coordenadora de Saúde Mental, Gicelma Kaster, e da coordenadora da Rede Álcool e Drogas, Gabriela Haack, com participação de toda a rede de Saúde Mental, Urgência e Emergência e Atenção Básica.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário